O helicóptero Hárpia 1, mais conhecido como Cel. João Donato, de propriedade do Governo do Acre, enfim foi removido da BR-364, uma semana após o acidente que deixou parte da aeronave destruída após impacto com um caminhão baú que passava pelo local no momento da decolagem. A aeronave aguardava perícia da empresa seguradora.
Como contou o Notícias da Hora durante a semana, o helicóptero seria desmontado, e isso realmente aconteceu: além da parte superior da aeronave, as portas também foram retiradas da lateral do “pássaro” da Segurança Publica do Acre. Até um guindaste foi preciso para levantar o equipamento utilizado contra o crime.
DO 2º Distrito, o helicóptero foi levado para o hangar Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), órgão ligado à Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), onde permanecerá até ser consertado. Apesar de estar com o seguro em dias, não há confirmação, ainda, de que a apólice dará direito ao conserto da aeronave acreana.
O ACIDENTE – a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) afirmou que não houve pane na aeronave e que o acidente de fato ocorreu porque o veículo baú se aproximou e manteve impacto com a hélice do helicóptero do governo. A culpa, nas entrelinhas, foi colocada no motorista.
Imagens publicadas pelo portal mostram a aeronave com parte da lataria destruída e a hélice quebrada. O caminhão ficou com o baú parcialmente destruído. Segundo informações coletadas pelo portal Notícias da Hora, dois policiais ficaram levemente feridos, mas passam bem. A investigação sobre o episódio ocorre nas esferas cível, administrativa e criminal.