..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Homem condenado a 18 anos foge do Fórum Criminal e é recapturado pela Polícia Civil no bairro Belo Jardim I, em Rio Branco

Homem condenado a 18 anos foge do Fórum Criminal e é recapturado pela Polícia Civil no bairro Belo Jardim I, em Rio Branco

Policiais civis da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) recapturaram, na noite de segunda-feira, 20, um homem que havia fugido do Fórum Criminal de Rio Branco após ser condenado a 18 anos de prisão por tentativa de homicídio.

A prisão ocorreu na Rua 15 de Novembro, no bairro Belo Jardim I, região do Segundo Distrito da Capital acreana.

O acusado, identificado como Lucas Walifer Wanderley da Cunha, de 29 anos, usava tornozeleira eletrônica e foi condenado por duas tentativas de homicídio. Após ouvir a sentença, ele pediu para ir ao banheiro e conseguiu fugir do local, o que motivou a emissão de um mandado de prisão.

Segundo a Polícia Civil, uma das vítimas é Matheus dos Reis Fernandez, que foi surpreendido por Lucas ao sair de casa para comprar pão. O acusado teria efetuado um disparo de arma de fogo no rosto da vítima, que foi atingida do lado direito da face e teve o projétil saindo pelo outro lado da bochecha.
Matheus foi socorrido por uma ambulância de suporte avançado e encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

WhatsApp_Image_2025-10-21_at_09.32.53.jpeg

A segunda vítima, identificada como Cleberson Silva do Nascimento, também foi baleada e ficou gravemente ferida. Ele recebeu atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi levado ao Pronto-Socorro, onde permanece internado no setor de traumatologia, com estado de saúde considerado grave.

Durante a recaptura, Lucas estava andando de bicicleta e, ao receber voz de prisão, tentou fugir novamente. No entanto, desta vez ele foi contido pelos agentes e encaminhado à sede da Delegacia de Investigação Criminal (DEIC).

A Polícia Civil, por meio da DHPP, disponibilizou um canal para denúncias anônimas e colaboração com a localização de foragidos da Justiça. O número é: (68) 99912-2964. Todas as informações serão mantidas em sigilo absoluto.

Após os procedimentos de praxe, Lucas Walifer foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permanecerá à disposição da Justiça.