Um princípio de incêndio na rua Benjamin Constant, no bairro da Base, Centro de Rio Branco, resultou na trágica morte de João Henrique, estudante de Direito de 19 anos, na madrugada desta sexta-feira, 24. Segundo informações de populares, o Corpo de Bombeiros foi acionado após um prédio começar a pegar fogo, com uma pessoa presa em um dos apartamentos.
Henrique, que cursava o último semestre de Direito, não conseguiu sair do imóvel a tempo. De acordo com os militares, o fogo teve início no quarto da vítima, possivelmente causado por um curto-circuito na tomada onde seu celular estava carregando. A bateria do aparelho explodiu, incendiando as roupas próximas.
Vizinho do estudante afirmam que ele era dedicado aos estudos e que não tinha envolvimento com drogas. João Henrique havia se mudado do município de Bujari para estudar na capital do Acre.
A chegada dos bombeiros foi dificultada pela densa fumaça que tomou conta do prédio. Após grande esforço, a equipe de resgate conseguiu localizar e retirar o jovem, que já estava em parada cardiorrespiratória (PCR). Os bombeiros iniciaram manobras de reanimação e solicitaram apoio ao SAMU, que enviou duas ambulâncias - uma de suporte básico e outra de suporte avançado. Apesar dos esforços, João Henrique não resistiu e faleceu no local.
A Polícia Militar do Primeiro Batalhão também esteve presente para prestar assistência e isolar o perímetro para os trabalhos periciais. Profissionais do Corpo de Bombeiros, visivelmente abalados, lamentaram não ter conseguido salvar a vida do jovem estudante, que buscava vencer na vida de forma justa.
Peritos realizarão uma investigação detalhada para determinar a causa exata do incêndio. O corpo de João Henrique foi removido por agentes de necropsia após os procedimentos periciais no local.