Entre as pessoas presas durante a Operação Presságio, da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta sexta-feira, 14, na prefeitura de Cruzeiro do Sul, está a advogada Ildecleide Cordeiro. Ela é chefe de gabinete da prefeitura comandada pelo prefeito Ilderlei Cordeiro (PP), irmão dela. Ildecleide tem enorme influência na gestão do Município de Cruzeiro do Sul.
A ação da PF investiga crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, supostamente cometidos por agentes políticos, servidores da prefeitura Municipal e por gestores de uma ONG que prestava serviços ao Município.
Cinco pessoas foram presas em Cruzeiro do Sul e 49 mandados de busca e apreensão cumpridos.
O delegado Tiago Souza, da Polícia Federal em Cruzeiro do Sul, responsável pelas investigações, afirmou que as diligências ainda estão em andamento.
As investigações durararam 10 meses, tempo suficiente para que a operação fosse deflagrada.
"Em 10 meses a Polícia Federal conseguiu elementos suficientes para chegar a esse momento agora e conseguir a deflagração."
O delegado Wanderley de Azevedo, da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, afirmou que acredita que a "ação de hoje vai ser muito impactante para ajudar de forma preventiva no combate aos crimes que estão acontecendo aqui no estado".
A Polícia Federal informou que a ação foi batizada de "Presságio" quando a equipe investigativa detectou que os integrantes da suposta organização criminosa pressentiam e temiam que logo o esquema seria descoberto e eles presos.
Há mandados judiciais nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Minas Gerais, Sergipe e no Distrito Federal.