Ordem para fuga pode ter partido de presídios de São Paulo, o coração do PCC. A ideia era chamar a atenção para o Acre e tirar o foco de Minotauro, um dos principais narcotraficantes do Brasil e conceituado dentro da organização criminosa.
A fuga em massa de 26 detentos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC) na madrugada de segunda-feira (20) não passou despercebida do olhar da imprensa nacional. O caso foi correlacionado com a fuga de presos da mesma facção no Paraguai em que o narcotraficante Sérgio Arruda Quitiliano, o Minotauro, e mais 39 detentos conseguiram fugir do presídio Pedro Juan Caballero.
O jornal Estadão de São Paulo destacou a fuga dos 26 presos acreanos. A Coluna BR Político assinada por Vera Magalhães e Marcelo Moraes destacou que no ano passado o governador Gladson Cameli (Progressitas) havia dito que pediria apoio dos Estados Unidos para combater o narcotráfico na região da fronteira do Brasil com Peru e Bolívia. Os colunistas revelam que Gladson fez dois pedidos de intervenção federal no Acre, porém sem sucesso. Um terceiro pedido será feito para que a PRF e o Exército atue nas áreas estratégicas como as rodovias.
O Globo do Rio de Janeiro também destacou a fuga em massa no Acre. O impresso carioca destacou a possibilidade de haver a participação de servidores púbicos na facilitação da fuga. O Globo enfatizou a fala do secretário de Segurança Pública em exercício, Ricardo Brandão.
O site de notícias O Antagonista, um dos mais lidos e conceituados do país também destacou o fato ocorrido no Acre. Com a manchete “Fuga no Acre”, o portal destacou que os presos utilizaram a famosa “tereza” para escalar o muro do Francisco D’Oliveira Conde.
A revista Veja manchetou da seguinte maneira: “Presídio no Acre tem fuga em massa”. A revista também correlacionou o caso com o fato ocorrido no Paraguai em que Minotauro, um dos cabeças do PCC, conseguiu fugir da prisão.
https://brpolitico.com.br/noticias/mais-26-escapam-de-penitenciaria-no-acre/
https://oglobo.globo.com/brasil/vinte-seis-presos-fogem-de-complexo-penitenciario-em-rio-branco-no-acre-24200737
https://www.oantagonista.com/sociedade/fuga-no-acre/
https://veja.abril.com.br/brasil/pelo-menos-26-presos-fogem-de-presidio-no-acre/