Um jovem morreu na última sexta-feira, 3, no município de Baião, no nordeste do Pará, ao sofrer uma descarga elétrica de alta tensão enquanto tentava mexer em um fio de um transformador. A vítima teve o corpo completamente queimado pela eletricidade e faleceu no local do incidente, apesar das tentativas de socorro feitas pelo pai.
De acordo com moradores da região, esta não é a primeira vez que o sistema elétrico provoca acidentes no município. Eles afirmam que já solicitaram diversas vezes à empresa Equatorial Energia medidas para isolar os equipamentos e aumentar a segurança, mas as demandas nunca foram atendidas.
Em resposta ao caso, a Equatorial Pará divulgou uma nota lamentando o ocorrido e esclarecendo que o equipamento está em conformidade com os protocolos de segurança. Segundo a empresa, o manuseio inadequado foi a causa do acidente.
"A Equatorial Pará informa que o equipamento possui todas as proteções necessárias, de acordo com os protocolos de segurança, principalmente para que seja manuseado de forma segura e por pessoas autorizadas. O manuseio inadequado foi uma ação indevida no equipamento, com exposição ao risco", declarou a empresa.
A nota reforçou ainda que apenas profissionais qualificados e autorizados pela distribuidora podem realizar intervenções na rede elétrica, alertando sobre os perigos de operações irregulares, que podem resultar em acidentes graves e fatais.