..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

“Mais uma ferramenta de combate ao crime organizado”, diz delegado sobre CIISPR-N

“Mais uma ferramenta de combate ao crime organizado”, diz delegado sobre CIISPR-N

O delegado José Henrique Maciel Ferreira, Delegado Geral da Polícia Civil do Acre falou sobre a ativação do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Regional – Norte (CIISPR-N), um dos projetos estratégicos do governo federal para o enfrentamento e combate ao crime organizado na região Norte, na última sexta-feira, 13, na capital amazonense, Manaus.

Henrique Maciel integrou a comitiva acreana que esteve na solenidade de inicio dos trabalhos do CIISPR-N, juntamente com o vice-governador Major Rocha e o Secretário de Justiça e Segurança Pública, Paulo Cézar Rocha dos Santos.

“Este Centro faz parte da política de Segurança Pública do Governo Federal que é de integrar os estados de cada região no combate à criminalidade. A região Norte, ganha mais uma ferramenta de enfrentamento ao crime organizado com trabalho integrado de inteligência. A união de forças é essencial e fundamental para resultados positivos das ações que irão ocorrer”, enfatizou Henrique Maciel.

O Centro tem a finalidade de aprimorar os conhecimentos qualificados na área da inteligência, setores preventivos e operacionais da segurança pública, além de integrar as Agências de Inteligência de Segurança Pública da região Norte às demais regiões do Brasil.

O CIISPR-N reunirá profissionais que atuam na área de inteligência em segurança pública de cada um dos sete estados da região (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Este é o quarto Centro Integrado a entrar em operação. Em agosto deste ano, o ministério inaugurou o Centro Integrado de Inteligência Nacional (CIISP-N), que é o responsável por estabelecer as diretrizes nacionais e coordenar os trabalhos dos centros regionais. Também já estão funcionando os centros da Região Nordeste (CIISPR-NE) e da Região Sul (CIISPR-SUL). Em breve serão inaugurados os centros das regiões Centro-Oeste e Sudeste.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, cada centro vai promover a integração das atividades regionais de inteligência policial, agilizando o fluxo de informações entres as agências dos estados que participam da iniciativa. Entre as principais funções dos centros integrados estará a coleta, análise e disseminação de inteligência para tomadores de decisão dos estados e demais agências de inteligência de segurança pública do país. Os agentes também terão acesso ao material produzido por outros órgãos e instituições públicas.

Ainda de acordo com o ministério, os profissionais poderão coletar informações sobre integrantes das organizações criminosas e subsidiar a elaboração de estratégias preventivas de combate ao tráfico de armas, de drogas e redução de violência criminosa.