Celulares com bloqueio ativado pelo programa Celular Seguro emitirão uma notificação ao serem ativados com um novo chip. Essa mensagem, enviada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificará o usuário, por meio do WhatsApp, que o dispositivo foi identificado como roubado, furtado ou perdido. As mensagens serão enviadas por dois números oficiais: 2025-3003 ou 2025-3000.
Quem receber o alerta deverá acessar o site do programa Celular Seguro para orientações e, se necessário, comparecer a uma delegacia de Polícia Civil com a nota fiscal do aparelho. Caso não possa comprovar a posse legal, o celular deverá ser devolvido.
O objetivo do Ministério da Justiça é ajudar vítimas a recuperarem seus dispositivos, identificar os responsáveis pelo crime e combater o comércio de aparelhos roubados. Para evitar comprar celulares com origem duvidosa, basta consultar a opção Celulares com Restrição, no aplicativo ou site do programa, utilizando o código IMEI do dispositivo, facilmente acessível ao digitar *#06# no próprio celular.