..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Mutirão de conciliação é realizado na 1ª Regional de Policia Civil na cidade de Rio Branco

Mutirão de conciliação é realizado na 1ª Regional de Policia Civil na cidade de Rio Branco

Na manhã desta quinta-feira, 2, a Polícia Civil, por meio do Núcleo de Segurança Comunitaria e e Pacificação Social (Pacificar), realizou mutirão de conciliação na 1ª Regional de Policia Civil atendeu mais de trinta processos de mediação de conflitos.

Coordenado pela Polícia Civil desde 2019, o Núcleo Pacificar tem caráter totalmente social e atua há mais de quatro anos com o objetivo de dar maior celeridade nos trabalhos realizados e desafogar o número de casos de menor potencial ofensivo.

Os trabalhos de atendimento iniciaram na manhã desta quinta-feira, 2, e contou com a participação de toda equipe de mediadores do Pacificar, agentes de policia, escrivães e delegados, que trabalham para resolver conflitos por meio da mediação e conciliação em casos de crimes de lesão corporal, calúnia, difamação, injúria, ameaça, dano e outros.

Esta ação do Pacificar tem como fator principal, desafogar o judiciário, evitar conflitos que geram demanda judicial, prestar orientação jurídica e mediar conflitos que possam gerar processos que, na maioria das vezes, podem ser resolvidos com diálogo.

Desde o inicio do ano já foram realizados mais de 300 acordos com mediação de conflitos evitando demanda judicial. Comprovadamente, o projeto obteve 76,37% por cento de seus atendimentos com demandas solucionadas.

A delegada da Polícia Civil do Acre e coordenadora do Núcleo Pacificar, Delegada Carla Ívane de Brito, destaca de forma positiva a ação que está sendo realizada.
“Essa ação do Pacificar é uma ação de grande importância porque você dá celeridade nos processos que por ventura se encontravam parados nas delegacias, reduzindo a demanda e assim as equipes policiais tem mais tempo para se dedicar aos crimes de médio e alto potencial ofensivo e também reduz o número de inquéritos que seriam enviados a judiciário”, destacou Carla Ívane.

O Diretor-Geral da Polícia Civil, José Henrique Maciel, destacou a importância do trabalho que Policia Civil vem realizando na mediação de conflitos.
“A supremacia do interesse público sempre será prioridade para a Policia Civil do Acre e com essa visão é que entendemos que a conciliação é uma ferramenta de prevenção à criminalidade, casos simples estão sendo resolvidos com diálogo e adotamos essa pratica de forma permanente para evitar que esses conflitos venham contribuir para o aumento nos índices de violência no Estado”, destacou o Delegado Geral José Henrique Maciel.

WhatsApp_Image_2022-06-02_at_13.43.19.jpeg