Uma operação policial resultou na prisão em flagrante de Francisco Bruno da Silva Duarte, de 19 anos, por porte ilegal de armas de fogo, incluindo uma submetralhadora de guerra, calibre 9mm, e munições de uso restrito, no bairro Taquari, em Rio Branco, 2⁰ Distrito da Capital. A captura foi feita na tarde de sábado, 23.
A ação, conduzida pela Força Tática do 2⁰ Batalhão da Polícia Militar, com apoio da RP 205, ocorreu em resposta ao crescente índice de violência na região. Um transeunte alertou os policiais sobre a presença de uma pessoa portando arma de fogo, o que levou à abordagem de Francisco Bruno.
Apesar de nada ilícito ter sido encontrado inicialmente, a PM, baseada em evidências encontradas nas redes sociais, pressionou o suspeito, que eventualmente revelou o local onde as armas estavam escondidas.
Diante dos fatos, Bruno foi conduzido à Delegacia de Flagrantes, onde o Ministério Público votou pela conversão da prisão em flagrante para preventiva.
No entanto, a juíza plantonista, Thaís Queiroz Khalil, decidiu libertá-lo em audiência de custódia realizada neste domingo, 24. A magistrada justificou sua decisão argumentando que o acusado não representava um risco iminente à sociedade, impondo-lhe apenas restrições de não mudar de endereço e não se ausentar de sua residência por mais de sete dias, permanecendo à disposição da justiça.