Os sequestros relâmpagos são potencializados em Rio Branco pelo roubo de veículos, informou nesta sexta-feira (18), o secretário de Segurança, Paulo Cezar Rocha dos Santos, durante participação no podcast Conversa Franca, do Notícias da Hora. A constatação ocorre após investigação do Serviço de Inteligência do Estado.
“Nós nos deparamos com um ambiente de roubo desenfreado de veículos. Precisávamos de uma alternativa e buscamos aquilo que havia de mais interessante que foi o cerco eletrônico, a utilização de equipamentos que permitem o monitoramento de veículos roubados e implantamos aqui na capital”, disse.
Em um primeiro momento, de acordo com o secretário, o sistema de cerco eletrônico surtiu um efeito satisfatório, mas os criminosos buscaram uma alternativa para dificultar o trabalho da polícia.
Por isso, o governo está construindo um posto de fiscalização em Senador Guiomard para ampliar as barreiras policiais e reforçou o policiamento no posto fiscal da Tucandeira, próximo à divisa com o estado de Rondônia.
“Quem passa ali no trevo de Senador Guiomard irá perceber a presença de uma construção em andamento. Ali há um posto de fiscalização que está sendo construído. São 1.500 metros quadrados de área coberta para abordagem, fora o prédio de apoio onde nós teremos, acredito que para boa parte da população, uma medida extremamente importante e as condições necessárias para abordar todos os veículos que passam naquela região, inclusive para o emprego de tecnologia como scanner, que vão favorecer e facilitar a atuação dos profissionais.”