..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

'Pelado' deve levar policiais a local onde Bruno Pereira e Dom Phillips estariam enterrados

'Pelado' deve levar policiais a local onde Bruno Pereira e Dom Phillips estariam enterrados

Policiais federais, civis e militares devem procurar local onde supostamente teriam duas covas rasas. Buscas seguem o que teria sido informado em suposta confissão de um dos presos no caso

Amarildo da Costa Oliveira, o ‘Pelado’, deve levar hoje (15) integrantes das polícias Federal, Civil e Militar ao local onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estariam enterrados, em uma cova rasa, na região  do rio Itaquaí, no Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte.A informação foi confirmada pelo radialista Nailson Tenazor, em entrevista por telefone à TV A CRÍTICA.

Preso preventivamente desde o dia 9, Pelado teria importante envolvimento no desaparecimento de Bruno e Dom. Ontem (14), o irmão de Pelado, Oseney da Costa de Oliveira, 41, conhecido como “Dos Santos”, também foi preso e interrogado.

A informação do radialista corrobora declaração do coordenador da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Beto Marubo, que teria sido informado por policiais de que Pelado teria confessado o crime.

"A princípio, é isso, eles teriam confessado. É o que as autoridades policiais estão falando aqui nos bastidores, mas ainda não é oficial. E com essa novidade, eles estão indo a campo para realizar nova diligência. O que sabemos é que a Polícia Federal está readequando as suas ações, hoje, em campo, com as informações colhidas com o depoimento dele [o segundo suspeito]”, comentou o coordenador da Univaja.

Possível confissão

Uma fonte do alto comando da Polícia Civil do Amazonas ouvida por A CRÍTICA confirmou que há uma diligência ocorrendo desde a manhã desta quarta-feira (15) em Atalaia do Norte, com base no depoimento. Também afirma que ouviu nos bastidores que houve a confissão, mas ainda não pode confirmar.

suspeitoO suspeito Amarildo Oliveira, conhecido como 'Pelado', personagem central no desaparecimento de Dom e Bruno (Foto: Reprodução)

“Eu não posso falar muito porque estou em Manaus, quem está responsável pela investigação é o delegado Alex [de Atalaia do Norte]. Eles, inclusive, estão em diligência nesse momento. Nós ouvimos sim [internamente], que havia ocorrido essa confissão. É provável que daqui há alguns minutos já tenhamos informações”, disse a fonte. Procuramos o delegado Alex Perez, mas ele estava sem sinal de telefone pela manhã.

Uma segunda fonte de A CRÍTICA que acompanha a operação em Atalaia do Norte confirmou que a confissão de participação no crime teria sido de Amarildo, o primeiro preso. Além disso, que a diligência desta manhã seria para que ele indicasse a localização dos corpos do indigenista e do jornalista britânico.

O Comitê de Crise coordenado pela Polícia Federal divulgou nota nesta quarta-feira para anunciar que “há previsão de conclusão de parte das análises periciais”, se referindo ao material biológico encontrado em uma lancha pertencente a Amarildo. A nota também afirma que as buscas continuam sendo realizadas.
Buscas intensificadas

desaparecidosDesaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira pode ser solucionado em breve (Foto: Reprodução)

As buscas seguem na região com ajuda de indígenas de diversas etnias que conhecem o local e são especialistas em desbravar as regiões remotas do Vale do Javari. Conforme Nailson Tenazor, também cresceu bastante a quantidade de jornalistas que chegam à região para cobrir o caso, que já possui repercussão a nível mundial. 

“Os indígenas estão ajudando com bastante empenho. Eles consideravam Dom e Bruno como amigos e, para eles, é questão de honra ajudar nessas buscas”, comentou o radialista.

*Colaboraram Nailson Tenazor e Joana Queiroz