A Polícia Federal deflagrou na madrugada desta sexta-feira (28/05/2020) a Operação Tetra em Cruzeiro do Sul/AC. Foram cumpridos nove mandados de busca, com apoio da Polícia Civil. O objetivo da ação foi encontrar indícios da participação dos envolvidos nas condutas descritas nos Arts. 33 e 35 da Lei 11.343/06 (tráfico de drogas).
No cumprimento das buscas houve a apreensão de aproximadamente R$ 30.000,00 (trinta mil reais) na residência de um dos alvos. Na casa de outro investigado foram encontradas papeletes com substância similar a cloridrato de cocaína, prontos para venda, razão pela qual foi lavrado em seu desfavor flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Os testes preliminares da droga deram positivo.
Um dos locais em que foi cumprido mandado de busca e apreensão foi a casa da esposa de um dos principais alvos da operação, membro proeminente de uma facção criminosa que atua no estado do Acre.
Ele foi preso anteontem (27/05/2020) em um hotel no Peru em operação da Polícia Nacional Peruana. No mesmo hotel foi preso outro brasileiro, considerado a principal cabeça da organização criminosa na região de Pucallpa, foragido da justiça desde janeiro de 2019, quando fugiu da Unidade Prisional Manoel Nery.
Dentro do contexto desta investigação, que já ocorre desde o ano passado, a Polícia Federal já realizou outras ações. Em outubro de 2019, no cumprimento de mandados judiciais, foram apreendidos uma espingarda calibre 12 com munições, bem como celulares na casa de um dos suspeitos; em outro endereço foram apreendidos celulares e comprovantes de pagamentos relacionados ao tráfico de drogas.
Ainda naquele mês, foi presa uma jovem transportando dois quilos de pasta base de cocaína para a cidade de Tarauacá/AC, com passagens, alimentação e acomodação pagas por um dos membros do grupo criminoso em Cruzeiro do Sul.
A operação de hoje marca o começo da intensificação do combate ao tráfico de drogas na região do Vale do Juruá nas próximas semanas.
Importante registrar que os mandados foram cumpridos em total observância as orientações da ANVISA sobre o uso de equipamentos de proteção individual, resguardada a saúde dos policiais e dos investigados.