Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada nesta terça-feira, dia 26, no município de Capixaba, no interior do Acre. Os agentes federais estão visitando casas de gestores da cidade, e secretarias municipais. É a terceira operação na cidade em menos de 12 meses.
A polícia confirmou que o motivo da operação é uma investigação sobre a contratação de servidores laranjas que acabavam devolvendo dinheiro a gestores. Ao menos 10 veículos da polícia judiciária federal estão na pequena cidade acreana. Situação que chama a atenção e coloca a cidade mais uma vez nas páginas policiais da imprensa.
O prefeito da cidade, José Augusto (Progressistas), está afastado desde 2018. O vice-prefeito, Joãozinho também já se envolveu em escândalos por conta de processos licitatórios na área de saúde. Agora, o prefeito interino sobre mais uma investigação. Problemas semelhantes aos que afastaram José Augusto.
A operação é fruto de um inquérito legislativo da Câmara de Vereadores, que apontou o pagamento irregular de servidores, incluindo a devolução de dinheiro recebido dos cofres públicos a secretários da cidade.
A Polícia Federal informou que são cumpridos, nesta terça, dois mandados de prisões preventivas de duas secretárias, e outroa seis mandados de busca e apreensão em residências e gabinetes da própria prefeitura.
*Essa matéria está sendo atualizada.