A ação é decorrente de uma ocorrência registrada em Epitaciolândia no dia 14 de maio de 2021, oportunidade em que duas pessoas ligadas ao homem já haviam sido presas em flagrante por tráfico de drogas, após serem abordadas em uma ação conjunta da PF e GEFRON com cerca de quatro quilos de cocaína.
Como desdobramento da investigação acima, apurou-se que o investigado, que é um CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), locou uma caminhonete na cidade de Petrolina/PE, deslocou-se até Epitaciolândia - fronteira com a Bolívia - cruzou com o referido veículo para o país vizinho, utilizou-o como pagamento da droga apreendida e deslocou-se, então, à Rio Branco/AC, onde registrou falsamente uma ocorrência de roubo da caminhonete que trocara pela droga apreendida.
Na data de hoje, 21/05/2021, por volta das 13h, policiais federais de Rio Branco, após receberem informações de inteligência da Delegacia de Polícia Federal em Epitaciolândia deslocaram-se até o aeroporto e deram cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal em desfavor do investigado, o qual estava prestes a embarcar num voo com destino à Recife.
Com ele ainda foram apreendidos 600 cartuchos de munições. Após constatada a ausência de autorização de tráfego expedida pelo órgão competente para transportar as munições o investigado também foi autuado em flagrante delito por porte ilegal de munições.