..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

PF realiza operação em cobertura de luxo do pecuarista Sidney Zamora; defesa diz que aguarda acesso ao processo para explicações

PF realiza operação em cobertura de luxo do pecuarista Sidney Zamora; defesa diz que aguarda acesso ao processo para explicações

Na manhã desta sexta-feira (1/11), a Polícia Federal (PF) realiza uma operação na cobertura de luxo do pecuarista Sidney Zamora, situada no Residencial Maison Rio Branco, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros, na Capital. As equipes chegaram nas primeiras horas de hoje, ao local, cumprindo mandados de busca e apreensão como parte de investigações judiciais em andamento.

Zamora, um nome conhecido na pecuária da região, está no centro de um conflito de terras no sul do Amazonas. Ele reivindica a posse da Fazenda Palotina, uma área atualmente ocupada por dezenas de famílias que afirmam que as terras são devolutas e pertencem à União. Além disso, trabalhadores rurais que vivem na região alegam sofrer ameaças e tentativas de homicídio, que eles atribuem a ações de "pistolagem" supostamente ligadas ao pecuarista.

De acordo com a Polícia Federal, a operação tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa especializada em grilagem de terras públicas na região da Fazenda Palotina, em Lábrea/AM. Segundo as investigações, o grupo atua ilegalmente na área desde 2007, utilizando documentos falsificados e contando com o apoio de servidores públicos corruptos e de milícias privadas para intimidar e expulsar moradores locais, incluindo comunidades extrativistas de castanha.

O local, que pertencente à União, tem sido cenário de desmatamento ilegal, conflitos armados e ameaças frequentes à segurança dos moradores locais. De acordo com a Polícia Federal, o grupo criminoso se utiliza de um esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina a agentes públicos para legitimar a posse das terras e garantir proteção armada para suas operações.

Com base nas provas coletadas ao longo das investigações, a Polícia Federal solicitou mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares e assecuratórias, para interromper as atividades da associação criminosa. A ação busca cessar o esquema de grilagem que já gerou um prejuízo estimado em mais de R$ 68 milhões ao patrimônio público e trouxe graves consequências para os direitos humanos e para o meio ambiente na região.

A operação é parte de um esforço contínuo para combater a grilagem de terras públicas, protegendo o patrimônio da União e as comunidades que vivem nessas áreas, além de preservar a integridade ambiental da Amazônia.

O que diz a defesa

Advogados do pecuarista disseram ao Notícias da Hora que Zamora recebeu a ação policial com surpresa. A defesa pediu acesso aos autos do processo para se manifestar com fundamentação.

“O Senhor Sidnei recebeu com surpresa a ordem de busca em sua residência. Pedimos acesso aos autos do processo para saberem do que se trata a investigação, momento em que se dará as devidas explicações e apresentarão sua defesa”, diz a defesa.

oparando