Em ação integrada, a Polícia Militar do Acre (PMAC), por meio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MP/AC), deflagraram, na madrugada desta quarta-feira, 10, a Operação Red Flag. Durante a ação, foram cumpridos 37 mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa.
A ação, que tem por objetivo combater facções criminosas, o tráfico de drogas e outros crimes correlacionados, ocorre simultaneamente em outros 12 estados brasileiros (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins). No Acre, visa efetuar 25 prisões preventivas de integrantes de organização criminosa de atuação nacional e dar cumprimento a 12 mandados de busca e apreensão.
O coronel Emílio Virgílio, subcomandante-geral da PMAC, fala sobre os resultados da operação no Acre. “Foram 25 alvos, com 100 por cento de efetividade nessa operação nos municípios de Rio Branco e Porto Acre, nessa parceria entre o Ministério Público e a Polícia Militar contra as organizações criminosas no Estado”, disse.
A Operação Red Flag (bandeira vermelha, em português) faz referência à cor usada pela facção criminosa, que é alvo desta ação das forças de segurança, em conjunto com o Gaeco no Estado. Foram empregados na operação, 71 policiais militares e 15 integrantes do Grupo de Atuação Especial do MP/AC.