Uma operação de patrulhamento rotineiro da Companhia GIRO do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) na noite de segunda-feira, 12, resultou na captura de um dos foragidos do Complexo Prisional Dr. Francisco de Oliveira Conde.
O preso, identificado como Matheus Oliveira do Nascimento, foi encontrado na Rua Maria das Dores, no Conjunto Esperança, em Rio Branco.
Durante o patrulhamento, os policiais militares notaram um homem em atitude suspeita em um beco conhecido pelo comércio de drogas. Ao abordar o suspeito, descobriram que se tratava de Matheus Oliveira do Nascimento, um dos seis detentos que haviam escapado do complexo no dia 8 deste mês.
Após a abordagem, a equipe solicitou apoio de uma guarnição urbana (GU) e encaminhou Matheus para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA). Na delegacia, o boletim de ocorrência foi registrado e o Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) foi informado sobre a recaptura.
Durante uma breve conversa com os policiais, Matheus revelou que planejava fugir para o Rio de Janeiro, onde possui contatos. Matheus, também conhecido pelo apelido de "Peixe", é considerado de alta periculosidade, com um histórico criminal notório. Em 2020, ele assassinou um homem em Senador Guiomard e, dois anos depois, sequestrou, matou e enterrou Edney Targa Ingar em um crime brutal, cometido no bairro da Paz em Rio Branco.
Após a captura, uma equipe do Grupo Penitenciário de Operações Especiais (GPOE) foi designada para conduzir Matheus de volta ao presídio estadual, onde ele permanecerá sob custódia.