Policiais militares foram filmados agredindo, com um cassetete, um cliente no Tonheiros Bar, no Tucumã, neste domingo (2).
As imagens mostram dois PMs. Um deles agride um rapaz sem qualquer motivo. Uma cliente reclama, enquanto os policiais deixam o local.
Em sua página oficial, o estabelecimento informou que não vai “tolerar nenhum tipo de abuso de poder por parte de quem quer que seja contra nossos clientes e funcionários” e acrescenta que medidas judiciais serão tomadas.
“Todas as providências judiciais e administrativas serão tomadas contra quem insistir em cometer abusos de poder”, diz a empresa.
Em nota, a Associação de Bares, Restaurantes, Conveniências, Distribuidoras e Eventos do Acre (Abrace) repudiou a ação dos militares e pediu à PM que tome providências.
“Domingo 02 de março, dia do incidente, clientes e funcionários foram surpreendidos por uma abordagem desproporcional e agressiva, gerando medo e insegurança entre os presentes. Ressaltamos que o respeito aos direitos individuais e o cumprimento da lei devem ser pautados pela razoabilidade e pelo uso adequado da força, sem excessos que comprometam a integridade e a dignidade das pessoas.
Os estabelecimentos comerciais, especialmente bares e restaurantes, são espaços de convivência social e geração de empregos, sendo fundamentais para a economia local. Qualquer ação policial deve ocorrer dentro dos princípios da legalidade, da proporcionalidade e do respeito ao cidadão. Diante do ocorrido, exigimos esclarecimentos das autoridades competentes e providências para que situações como essa não se repitam. Seguiremos atentos e em diálogo com as instituições para garantir a segurança e o respeito aos direitos de empresários, trabalhadores e clientes do setor”, conclui a nota.
A Polícia Militar ainda não se manifestou.