..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Polícia Civil abre sindicância para apurar conduta de delegado em desfavor de agentes penitenciários

Uma portaria assinada pela corregedora adjunta da Polícia Civil, Elenice Frez Carvalho, e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (27) pede a instauração de sindicância administrativa disciplinar para apurar possíveis desvios de conduta do delegado de Polícia Civil F.H. dos S.P.

Consta na portaria que o delegado de Polícia Civil teria constrangido, de forma ilegal, agentes penitenciários que prestavam serviço na unidade feminina em Rio Branco, nos dias 14 e 16 de setembro de 2018. O texto diz que o delegado pode ter cometido abuso de autoridade. A autoridade policial teria como intento interrogar uma detenta que cumpria pena na unidade prisional.

“Utilizando-se do seu cargo de Delegado de Polícia, inclusive, chegando a ameaça-los de prisão, caso não permitissem a concretização do seu intento, qual seja, ter acesso a uma presa/detenta, que ali se encontrava, mesmo o referido servidor não sendo o responsável pela investigação que a levou á prisão e não fundamentando sua pretensão do interesse de ouvi-la em outro procedimento, deixando claro tratar-se de ação em que houve o uso de prerrogativas do cargo, para satisfazer interesse/necessidade pessoal”, diz trecho da portaria.

A corregedora adjunta valeu-se do art.102, Art. 102, Inc. XVII e disse que o caso “se amolda às transgressões disciplinares”, ou seja, “interferir indevidamente em assunto de natureza policial que não seja de sua atribuição” e “valer-se do cargo com o fim, ostensivo ou velado, de obter proveito de qualquer natureza, para si ou para terceiro, se o fato não tipificar falta mais grave”. Ambas citações estão na Lei Orgânica da Polícia Civil

Uma comissão foi formada para apurar a conduta do profissional. Os delegados Pedro Paulo Silva Buzolin e Vanderlei Scherer Thomas conduzirão as investigações que tem um prazo de 30 dias para sua finalização, podendo ser prorrogado.