Durante a Operação Mitocôndria, realizada na manhã desta quinta-feira (09), a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em vários municípios do Acre. Em Cruzeiro do Sul, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão para investigar um suposto esquema de corrupção na compra de merenda escolar. Os policiais recolheram materiais eletrônicos e documentos do setor de distribuição de merenda do Juruá e na casa de uma ex-servidora.
De acordo com o delegado Alexnaldo Batista, responsável pela ação no Juruá, a ação teve um desdobramento volumoso em Cruzeiro do Sul.
“Cumprimos dois mandados de busca e apreensão. Fizemos as buscas, conversamos com a pessoa que era gerente da distribuição de merenda escolar aqui na região do Juruá e ela nos acompanhou também no depósito, onde recolhemos alguns documento, materiais eletrônicos pen-drives, uma farta documentação, e celulares, para que tudo isso possa ser periciado e então possamos constatar toda essa questão de possível desvio de verbas da merenda escolar.
As pessoas investigadas foram levadas até a delegacia, ouvidas e liberadas. O valor total do desvio ainda não foi divulgado, mas a polícia estima que possa chegar a mais de R$22 milhões. No total, são 20 mandados de busca e apreensão realizados nas sedes de quatro empresas da capital, Tarauacá e Xapuri, além dos depósitos de merenda escolar da secretaria de educação em rio Branco, Tarauacá, sena Madureira e Cruzeiro do Sul.