..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Polícia Federal deflagra operação para combater contratos fraudulentos na Sesacre

Polícia Federal deflagra operação para combater contratos fraudulentos na Sesacre

Operação Busdoor II investiga contratos do órgão com empresas que prestam serviços divulgação de painel outdoor e busdoor

A Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta quinta-feira (8), da Operação Busdoor II, deflagrada pela Polícia Federal. O objetivo é combater fraudes na contratação, no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), de empresas especializadas na prestação de serviços de impressão e divulgação de painel outdoor e busdoor.

WhatsApp_Image_2022-09-08_at_08.16.56-2.jpeg

Investigação

A investigação teve início em maio de 2020, resultando na deflagração da primeira fase da Operação Busdoor em 14 de julho de 2021. A análise do material apreendido revelou indícios de participação de outros envolvidos no esquema criminoso de fraude no Pregão Presencial para Registro de Preços de serviços de impressão e divulgação de outdoor e busdoor. O valor total da contratação pela Sesacre foi de R$ 2,4 milhões.

As diligências apontam para a utilização do mesmo modus operandi [modo de operação], inclusive com a participação das mesmas pessoas e empresas, de condutas investigadas na Operação Cartas Marcadas, deflagrada em 2017 pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) em conjunto com a Polícia Civil.

WhatsApp_Image_2022-09-08_at_08.09.32.jpeg

Os trabalhos identificaram indícios de fraude na execução dos serviços de divulgação de busdoor e outdoor, com a adulteração de imagens publicitárias para comprovar a veiculação de campanhas que nunca existiram; a participação de pessoa jurídica impedida de contratar com a administração pública como real executora dos serviços; e a utilização de empresas de fachada.

Também foram constatados indícios de conluio entre as empresas participantes da licitação que acordavam a divisão dos lotes licitados e subcontratavam integralmente a execução dos serviços. As análises indicaram, ainda, sobrepreço na contratação, com prejuízo potencial de R$ 720 mil.

WhatsApp_Image_2022-09-08_at_08.16.56.jpeg

Diligências
A Operação Busdoor II cumpre quatro mandados de busca e apreensão em empresas e residências no município de Rio Branco. Os trabalhos contam com a participação de quatro auditores da CGU e de 18 policiais federais.

A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém a plataforma Fala.BR para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico. A denúncia pode ser anônima, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”.

WhatsApp_Image_2022-09-08_at_08.16.18.jpeg