A Operação Off-Label, desencadeada pela Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União em prefeituras do Acre, também foi cumprida no município do Jordão nesta quarta-feira. Às 5 da manhã, agentes foram até a sede da prefeitura onde fizeram busca e apreensão de documentos.
A reportagem do Notícias da Hora tentou três vezes falar por telefone com o prefeito Elson Farias, que não atendeu.
A operação ocorreu em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves Marechal Thaumaturgo, Xapuri, Epitaciolândia, Bujari, Rio Branco, Jordão, no Acre; e Boca do Acre, Pauiní e Guajará, no Amazonas.
Operação foi desencadeada no Acre e Amazonas
As irregularidades foram identificadas pela CGU durante as fiscalizações do 4º Ciclo do Programa de Fiscalização em Entes Federativos, realizadas no município de Cruzeiro do Sul em setembro de 2017. Dentre as supostas fraudes estão a compra de insumos sem realização de procedimento administrativo e o direcionamento de procedimentos licitatórios.
A CGU também constatou indícios de pagamento por medicamentos e insumos hospitalares que não foram entregues ao município e preços superiores aos praticados no mercado.
Com isso, os auditores da CGU detectaram um prejuízo de R$ 309.014,60 ao analisar uma amostra de pagamentos de apenas R$ 631.267,49.
A principal empresa investigada recebeu mais de 70 milhões de reais de vários entes públicos durante o período de 2016 a 2019.