Os ex-prefeitos de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales e Ilderlei Cordeiro, foram alvos nesta sexta-feira, dia 11, da Operação Acúleo, deflagrada pela Polícia Federal, que investiga a suposta prática de fraude em licitação, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa, peculato e crime de responsabilidade de prefeito.
Segundo informações, os agentes da polícia federal acordaram os ex-prefeitos para cumprir os mandados expedidos pelo Tribunal Regional da 1ª Região, com a manifestação favorável da Procuradoria da República da 1ª Região, que acatou as provas enviadas pela delegacia da Polícia Federal de Cruzeiro do Sul.
Segundo a própria PF, há suspeitas de que houve, ainda, prática de formação de organização criminosa, em tese, praticada pelo suposto grupo criminoso investigado. São mais de 50 policiais federais realizando a operação. Um das empresas investigadas teria movimentado R$ 50 milhões, e os empresários faziam saque em volume alto, o que levantou suspeitas.
No total, a polícia está cumprindo 33 mandados judiciais, sendo 18 de busca e apreensão, 13 medidas cautelares substitutivas à prisão e 02 mandados de afastamento cautelar do cargo público (sendo de pregoeiro e ex-prefeitos). Um dos mandados é cumprido na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac).