Uma operação conjunta entre as polícias Civil, Penal e Militar impediu uma ação criminosa com o objetivo de promover fuga em massa da Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul. A ocorrência aconteceu na madrugada deste domingo, 14, no perímetro do presídio e na região intramuros. Ao todo, 33 detentos estariam envolvidos no plano de fuga.
Informações levantadas pelos setores de inteligência das três polícias apontavam para uma possível fuga em massa, com realização de resgate orquestrado por indivíduos de fora do presídio. Desta forma, policiais civis e militares iniciaram uma ronda, ainda por volta das 23h do sábado, 13, que resultou na prisão de um indivíduo que portava três baldes de tachos para cortar pneus de veículos e cinco armas de fogo, sendo três revólveres calibre 38 e duas pistolas, todas municiadas.
Outro integrante foi abordado em uma caminhonete, no perímetro da unidade. De acordo com o levantamento dos policiais, o veículo daria suporte à fuga. Além disso, os detidos confessaram que o material seria entregue para os presos fugitivos assim que saíssem do presídio para auxiliar na fuga.
Concomitante a ação, policiais penais realizaram revistas no interior do presídio. De acordo com o diretor da unidade, Aslan Barbosa, a equipe de plantão, juntamente com o Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe), iniciou a revista por volta das 4h50.
Ao adentrarem no bloco 7, onde cumprem pena os presos que já foram sentenciados, os policiais identificaram um buraco concluído entre as celas 9 e 10 e outro buraco iniciado entre as celas 10 e 11. Verificaram, ainda, que na cela 10 havia um buraco que dava acesso à área externa, o que possibilitaria a fuga. Juntas, as celas totalizam 33 presos.
Durante a revista, também foram encontrados na cela 10, quatro ferros tipo estoque, com os quais os detentos cavavam os buracos. As celas foram isoladas para revista e reparo e os detentos realocados em outras celas. Além disso, eles responderão a procedimento administrativo disciplinar destinado à apuração dos fatos.
O procedimento de revista e movimentação foi encerrado às 07h deste domingo. No entanto, em revista já realizada durante a manhã, policiais penais encontraram um celular, com carregar e mais um ferro do tipo estoque na cela 9 do bloco 7.