Na última quarta-feira (4), por volta das 22h00min, em fiscalização de rotina, na BR-364, Km 104, em Rio Branco (AC), uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus que seguia para Porto Velho (RO). Durante a abordagem aos passageiros, um deles chamou a atenção dos policiais, devido às respostas confusas na entrevista e ao nervosismo em excesso visivelmente apresentado. Por causa da fundada suspeita, os PRFs decidiram realizar uma fiscalização minuciosa no viajante e em sua bagagem.
No bagageiro do ônibus, estava a mala do passageiro, segundo o bilhete de embarque. No contorno da bagagem, na parte interior fixa, foi localizada uma substância branca com características de cocaína que, submetida ao teste inicial, reagiu positivamente para alcaloide de cocaína. Questionado sobre o entorpecente, o peruano afirmou que recebeu a droga na cidade de Arequipa (Peru), que a levaria até a capital paulista e receberia a quantia de 500 soles peruanos pelo transporte da droga.
Diante do flagrante, o homem de 49 anos de idade recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com seus pertences, incluindo dinheiro (626 reais, 90 soles peruanos e 1 dólar americano), e a apreensão para a Delegacia de Flagrantes (DEFLA) da capital acreana. O estrangeiro poderá responder judicialmente por tráfico internacional de drogas, cuja pena de reclusão varia de 3 a 15 anos.
De janeiro a março deste ano, a PRF totalizou 48,5 Kg de cocaína, 13 Kg de skunk e 61 g de maconha apreendidos, com 7 pessoas presas, no Acre.