Durante fiscalização de rotina na Unidade Operacional da Polícia Rodoviária Federal, em Rio Branco, uma equipe de agentes do órgão apreendeu drogas dentro de um veículo de transporte de passageiros.
Por volta das 20h30, os PRFs estavam realizando abordagens no Km 115 da BR-364, quando foi ordenada a parada a um motorista de ônibus com destino a Porto Velho (RO). Durante os procedimentos de fiscalização, foi realizada a averiguação dos equipamentos obrigatórios, regularidade documental, consulta dos passageiros embarcados e verificação dos compartimentos do veículo, momento em que foi avistada uma mochila sem elemento de identificação do passageiro. Diante da impossibilidade de comprovar a propriedade da mochila, os policiais realizaram-lhe a abertura e apreenderam no seu interior três tabletes, sendo aproximadamente 2,12 kg de substância com característica de maconha e cerca de 1,04 kg de substância análoga à pasta base de cocaína.
A mochila e o entorpecente (3,16 kg) foram apreendidos e encaminhados à Polícia Judiciária para proceder às investigações e demais medidas legais cabíveis.
Entre janeiro e os primeiros dias de agosto de 2023, a PRF realizou a apreensão de 887,4 kg de drogas; sendo 734,7 kg (cocaína), 1 kg (crack), 46,6 kg (maconha) e 105 kg (skunk), no Acre.
Alerta da OMS
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas drogas têm em comum a capacidade de alterar o Sistema Nervoso Central (SNC). Dentre os problemas, em decorrência da alteração do SNC, estão vários fenômenos psíquicos, dentre os quais delírios e alucinações, com perdas sensoriais e alteração da realidade. Além da dependência química, há interferência nas capacidades de aprendizagem e memorização, problemas de sociabilidade e financeiros, dentre outros.