O secretário de Segurança Pública, coronel Paulo César, esteve no podcast Conversa Franca desta terça-feira (22), apresentado pelo jornalista Willamis Franca, e anunciou o projeto Rio Branco Segura, que será implantado no Estado, e utilizará ferramentas como o smartphone e câmeras de reconhecimento facial.
O secretário disse que no passado não havia equipamentos tecnológicos para fiscalização e destacou o uso da tecnologia no combate ao crime.
“Isso é uma realidade que aporta hoje às cidades mais inteligentes que tem melhores indicadores de segurança pública do mundo que nós estamos aportando”, disse o secretário Paulo Cesar.
A prefeitura de Rio Branco também aderiu ao projeto, que prevê a instalação de videomonitoramento nas regionais do bairro Seis de Agosto e Centro de Rio Branco. Nestas regiões, as praças, mercados, unidades de saúde, escolas, Mercado Velho Novo, Gameleira, Calçadão da Benjamin Constant e Terminal Urbano, entre outros espaços serão monitorados com câmeras de segurança com reconhecimento facial. Horto Florestal, Parque Chico Mendes e a Rodoviária Internacional também estão inseridos.
“A ideia só nessa primeira fase agora, além do reconhecimento de placas, que é a conversão da placa em dados que permite a transversalidade com o banco de dados, nós estamos trazendo reconhecimento facial para 15 pontos na área central da cidade, alguns pontos estratégicos. Nós vamos trazer as câmeras também privadas para essa realidade.”
Smartphone
“Nós fechamos também a aquisição agora de 500 smartphones. Nessas abordagens não será mais necessário o policial sequer solicitar nenhum documento ao cidadão porque através de um aplicativo próprio desenvolvido aqui nós vamos fazer o reconhecimento facial e legal e isso leva a facilidade pra abordagem, isso está sendo montado aqui. Isso foi desenvolvido aqui por policiais militares que estão hoje na Secretaria de Segurança puxando os desenvolvedores em aplicativos. Isso vai permitir vincular bancos de dados de armas de veículos e habilitação criminal para saber se a pessoa tem mandado em aberto. Um policial não vai ter mais a necessidade de chegar a fazer uma vistoria”, afirmou o secretário.
Assista a entrevista do secretário de Segurança, Paulo Cezar, no Conversa Franca pelo YouTube do Notícias da Hora: