Bandidos enviam SMS com remetente falso da Federação, em mensagem de compra pedindo que cliente contate central de atendimento
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) emitiu um alerta que golpistas enviam mensagens de SMS usando o nome da entidade para dar o "golpe do 0800" nos cidadãos. Os criminosos, na ligação, informam sobre uma transação suspeita de valor alto em uma compra no varejo e solicitam que a pessoa entre em contato com uma central de atendimento da Febraban para esclarecer a questão. Mas, no caso, o número informado é de um outro telefone dos golpistas, que tentam extrair informações como códigos e senhas dos cartões das vítimas. Há casos em que os bandidos passam um link de site fraudulento, que extrai informações do computador ou celular.
No texto da mensagem aparece um número 0800, que supostamente seria uma central telefônica da Febraban. Em outra variante do golpe, os bandidos também usam nomes de bancos e de uma área de cartões de crédito. Eles se utilizam dessa técnica para trazer maior credibilidade para a mensagem. Mais um artifício usado é afirmar que milhas ou pontos do cartão do cliente estão perto de vencer.
Como evitar
O cliente nunca deve fazer ligações para números de telefone (0800) recebidos através de SMS ou por outras mensagens. Os bancos ligam para os clientes para confirmar transações suspeitas, mas nunca pedem dados como senhas, token e outros dados pessoais nestas ligações.
Também não pedem para que clientes façam transferências ou Pix ou qualquer tipo de pagamento para supostamente regularizar problemas na conta. Os bancos não pedem para que o cliente um estorno de transação através de um telefonema.