Um detento foi brutalmente assassinado no início da tarde desta terça-feira, 1º, dentro do presídio Dr. Francisco de Oliveira Conde (FOC), em Rio Branco. A vítima, identificada como Aldair Feitosa da Silva, de 24 anos, foi morta por colegas de cela no Pavilhão I da unidade.
De acordo com informações preliminares, Aldair foi enforcado enquanto outros presos o golpeavam com estoques (armas artesanais) no pescoço e no tórax. Além das perfurações, seu corpo apresentava diversos hematomas, indicando agressões anteriores à morte.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e enviou uma ambulância de suporte avançado ao local, mas a equipe apenas constatou o óbito da vítima.
Enquanto os socorristas atendiam essa ocorrência, outra situação de violência foi registrada no Pavilhão A do presídio.
Um segundo detento, ainda não identificado, foi brutalmente espancado e retirado da cela com vida. Ele recebeu os primeiros socorros da equipe do Samu e foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco com suspeita de múltiplas fraturas, incluindo na mandíbula. Ele foi entregue ao setor de traumatologia para uma avaliação mais detalhada.
Peritos criminais e agentes de necropsia compareceram à penitenciária para realizar os procedimentos periciais e remover o corpo de Aldair ao Instituto Médico Legal (IML), onde passará por exames cadavéricos antes de ser liberado para a família.
A direção do presídio e as autoridades de segurança devem abrir uma investigação para apurar as circunstâncias do homicídio e do espancamento, além de identificar os responsáveis pelos crimes.