Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado hoje (24) mostra que Rio Branco ocupa o 1º lugar no ranking dos 120 municípios brasileiros mais violentos, com relação a homicídios dolosos. A capital acreana ficou com nota geral 10, com uma taxa de mortes de 93,4% entre 2019 a 2020. Neste período foram registradas 386 mortes violentas.
Outra cidade acreana que também está na lista e ocupa a 6ª posição é Cruzeiro do Sul, com 131 assassinatos no período, obtendo nota geral de 9,1.
Entre os 15 municípios com notas gerais mais altas, apenas cinco estão localizados fora da região Nordeste. A distribuição desses 15 municípios por estado é a seguinte: Ceará com quatro, Bahia com três, Acre com dois, Pará com dois e Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul com um cada.
“A ordenação dos municípios por essa nota geral trata de forma complementar o número e a taxa de homicídios. Ao dar um peso maior aos municípios com maiores taxas de homicídios, garante que o programa comece nos locais em que a situação é mais grave”, explicam os pesquisadores do Ipea Danilo Coelho, Alexandre Cunha, Henrique Alves e Erivelton Pires Guedes, autores do estudo.