A ousadia dos ladrões que perambulam pela região central da capital acreana não tem limites. Depois de atacarem prédios públicos, logradouros e praças furtando centenas de metros de cabos de energia, os marginais, na sua maioria dependentes químicos, agora resolveram furtar a fiação que alimenta os semáforos.
Nesta quinta-feira, 13, pós-feriado de Nossa Senhora Aparecida, Rio Branco viveu um verdadeiro caos no trânsito devido a dezenas de semáforos “apagados”, após terem os cabos de energia furtados. Nesta sexta-feira, 14, a situação não foi diferente. A reportagem do NH flagrou o momento em que equipes da engenharia de tráfego do Detran e da RBTrans trabalhavam para reestabelecer o funcionamento do equipamento controlador do tráfego de veículos e pessoas.
O trabalho estava sendo realizado no cruzamento do Canal da Maternidade com a Avenida Getúlio Vargas, nas proximidades da Maternidade Bárbala Heliodora. O detalhe é que o serviço estava sendo realizado pela segunda vez em menos de 24 horas.
“Nós trocamos toda a fiação desses sinais (semáforos) ontem, e na madrugada já furtaram novamente”, disse um dos trabalhadores da RBTrans.
Nem mesmo as câmeras de monitoramento instaladas recentemente pela prefeitura de Rio Branco escapou dos larápios. Os equipamentos foram instalados justamente para tentar coibir a ação dos ladrões de cabos elétricos.