..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍCIA

Rota Pucallpa/Cruzeiro do Sul se consolida como uma das principais entradas de armas e cocaína no Brasil

Rota Pucallpa/Cruzeiro do Sul se consolida como uma das principais entradas de armas e cocaína no Brasil

Se a operação da Polícia Federal identificou o Acre como rota de saída para coiotes com imigrantes ilegais que chegam ao Brasil, mas tem os Estados Unidos como ponto final, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) identificou outro crime que vem crescendo no Acre, o tráfico de armas e drogas vindas do Peru, utilizando a rota Pucallpa/Cruzeiro do Sul.

Em estudo recente, a Abin identificou que todo armamento apreendido com as facções no Ceará passaram pelo Acre, vindas do Peru. Todo arsenal é do Exército do Peru. De acordo com João Lima, oficial da Abin, as armas viajaram mais de 6 mil quilômetros para chegar aos becos e vielas de Fortaleza, onde o crime organizado impõe medo à população. No Acre esse cenário não é diferente.

Em reportagem publicada pelo jornalista José Casado, do jornal O Globo, “o Peru é o maior produtor de cocaína, depois da Colômbia. Cidades como Pucallpa assistem ao avanço das plantações de coca em direção à fronteira com o Brasil. No centro-sul peruano identificou-se uma fusão de interesses de grupos brasileiros com máfias locais, remanescentes do Sendero Luminoso (ala Quispe Palomino) e uma fração paramilitar do libanês Hezbollah”, disse o jornalista com base em relatórios da Abin. (O Globo)