O sargento Paz, da Polícia Militar do Acre, policial que protagoniza o programa Polícia 190 Acre, reproduzido no youtube, viralizou na internet após mandar que um dos abordados durante ronda policial cruzasse os dedos.
A imagem circula na internet, com zoom nas mãos do cidadão. O programa é publicado semanalmente nas redes sociais, e já foi alvo do Ministério Público do Acre. Paz é conhecido pelas abordagens um tanto cinematográficas.
“Cruza os dedos!”, manda o policial. Temendo a ação do policial, já que está de costas, o jovem, que veste camisa branca, cruza os dedos da mão, como um sinal para dar sorte ou espantar o azar.
Ao perceber que o jovem cruza os dedos, Paz o corrige e manda que obedeça a ordem: “Uma mão na outra”, explica o sargento da Polícia Militar.
INVESTIGAÇÃO – Em março desse ano, o Ministério Público do Acre anunciou que analisaria o vídeo em que policiais militares aparecem fazendo abordagem dentro do campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), de possíveis usuários de entorpecentes.
No vídeo, um dos militares diz que terá o maior prazer em levar os “estudantes” para a delegacia e fichá-los como usuário. O promotor de Justiça Teotônio Rodrigues Soares Júnior, que respondia pelo Centro de Apoio Operacional do Controle Externo da Atividade Policial e Fiscalização dos Presídios, avaliou os vídeos.
Por meio de nota, o promotor afirmou que após a análise iria “se manifestar sobre o ocorrido”. O caso ganhou repercussão após o jornalista Itaan Arruda, da TV Gazeta, alertar para o risco dos militares estarem cometendo abuso de autoridade.