A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) decidiu absolver o tenente-coronel da reserva da Polícia Militar, Moisés Araújo.
Condenado a 9 anos de prisão em regime fechado em dezembro passado por transporte de quase 70 kg de drogas, Araújo foi preso em junho do ano anterior na BR-364, em Sena Madureira.
O julgamento do recurso, interposto em fevereiro de 2023, ocorreu nesta quarta-feira, 13. A Câmara Criminal acolheu as teses defensivas, declarando a absolvição integral do tenente-coronel.
A defesa, após mais de um ano, conseguiu esclarecer que as provas eram insuficientes para confirmar a participação de Araújo no crime.
O advogado de defesa, Matheus Moura, afirmou que o militar está sendo injustiçado, alegando que Araújo apenas pegou uma carona e não tinha conhecimento do transporte ilícito.
O episódio envolvendo a prisão do militar incluiu a quebra do sigilo telefônico e uma tentativa de fuga, resultando em sua detenção pela Polícia Federal.
O advogado criticou a falta de investigação sobre o motorista do veículo, identificado, mas não responsabilizado até o momento.
O tenente-coronel permanece detido no Batalhão de Operações Especiais (Bope), aguardando o desenrolar do processo que, segundo a defesa, espera corrigir os supostos erros da sentença e garantir a absolvição do réu.