Um alarme falso provocou a mobilização de um grande aparato policial na rua Alvorada, no bairro Bosque, em Rio Branco, na noite deste sábado, 16. A informação repassada ao Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) relatava uma situação de roubo em andamento, envolvendo dois homens em um carro branco com vidros escuros, que supostamente teriam trancado mulheres em um banheiro do hospital Santa Casa.
“As câmeras de segurança foram analisadas, e nenhum movimento suspeito foi identificado. Tudo indica que se tratou de um trote”, informou o capitão Fernandes, que comandava a operação.
Diante da gravidade da denúncia, diversas viaturas da Polícia Militar e equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) foram acionadas para atender à ocorrência. No entanto, após uma minuciosa varredura no prédio, nada foi encontrado que confirmasse os relatos.
O episódio chamou a atenção para os impactos de falsas comunicações de crimes, que podem desviar recursos policiais de ocorrências reais, além de causar transtornos à população e às equipes de segurança.