O vereador Elenilson Cruz, do PT, o segundo mais bem votado no município de Brasileia, com 418 votos, foi preso na noite de sexta-feira (15) juntamente com sua esposa, por conduzir um veículo FIAT CRONOS com placa OXP - 7505, sob efeito de bebida alcoólica.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, policiais militares do 5ª Batalhão de Brasileia, estavam realizando um patrulhamento de rotina quando avistaram o veículo conduzido pelo vereador e o abordaram. O parlamentar teria sido advertido a não parar no meio da via pública, mas desobedeceu a ordem policial e foi dado o sinal por parte dos policiais para que ele encostasse ao lado da viatura.
Após ser dado a ordem de parada por parte dos polícias, Elenilson Cruz esboçou que não iria parar, foi aí que o Tenente Januário, responsável pelo patrulhamento, resolveu descer da viatura e determinou que o condutor parasse o carro no acostamento. Os militares perceberam que o condutor apresentava sinais de embriaguez alcoólica, além de forte cheio de bebida.
Ainda de acordo com o Boletim de ocorrência, o vereador dificultou a abordagem policial, desobecendo inclusive ordens policiais de por a mão na cabeça e sair do carro para que os policiais continuassem a abordagem.
Os policiais deram voz de prisão ao condutor por dirigir sob efeito de bebida alcoólica, de acordo com o que relata o Boletim de Ocorrência.
Os polícias relatam ainda que no desenrolar da conversa ficou constatado através da exaltação, assim como os olhos avermelhados, que as atividades psicomotoras do vereador estavam comprometidas, colocando em risco a vida de outras pessoas caso seguisse na direácão do veículo.
Após a voz de prisão, Elenilson fse negou a entrar na viatura policial. Depois de mais de 20 minutos de insistência para que o condutor entrasse no camburão, os polícias tiveram que usar da força para cumprir a lei e levá-lo preso em flagrante à delegacia do município.
A esposa do vereador, Janete Rodrigues ainda tentou impedir a ação policial, recebeu voz de prisão e também foi conduzida à delegacia. De acordo com a polícia, o auto de infração de trânsito foi preenchido consignando aos sinais de alteração da capacidade psicomotora de Elenilson Cruz.