Liderando a comitiva de dirigentes de cooperativas do Acre no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), que aconteceu de 14 a 16 de maio, em Brasília, o presidente do Sistema OCB Acre, Valdemiro Rocha, destacou a grande participação e importante resoluções para o futuro do cooperativismo no Brasil.
“No 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, nós debatemos o futuro do cooperativismo principalmente para os próximos anos. Também conversamos sobre diversos temas de interesse do setor, entre os quais eu destaco a cultura cooperativista, inovação, questões ambientais, sociais e de gestão e governança. Esses três dias foram de extremo proveito para os integrantes da nossa delegação do Acre e de todos os outros Estados. Estiveram aqui mais de três mil dirigentes de cooperativas debatendo e aprimorando o entendimento sobre o que nós devemos fazer para que o futuro do cooperativismo seja próspero, um futuro que traga grandes ganhos para os cooperados”, disse.
Acre presente
O Acre esteve presente no evento com uma comitiva composta por presidentes de cooperativas, diretores de ramos, conselheiros do Sistema OCB/Sescoop e colaboradores, deputados estaduais que compõem a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop), e representantes de órgãos ligados ao setor cooperativista no estado, que discutiram os sete temas propostos no 15º CBC, são eles: Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação, Negócios e Representação.
Programação coop
Durante os três dias de CBC, os participantes assistiram a uma variedade de palestras e discussões. Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, fez a abertura. Salim Ismail, empreendedor e autor de "Organizações Exponenciais", falou sobre liderança exponencial. Amy Webb, CEO da Future Today Institute, discutiu "Cenas do Futuro", e Martha Gabriel, futurista, autora e professora, abordou "O futuro é coop".
Além disso, os participantes debateram diretrizes em sessões temáticas, lançaram a Agenda Institucional do Coop e participaram de eventos de networking. O evento culminou na priorização das diretrizes e uma palestra de Fred Gelli, CEO da Tátil Design, sobre a construção de futuros.
No último dia do 15º CBC, os participantes desempenharam um papel fundamental na definição do futuro do cooperativismo no Brasil, priorizando diretrizes estratégicas para os próximos cinco anos. Das 100 propostas discutidas, 25 foram selecionadas para orientar o planejamento estratégico do Sistema OCB de 2025 a 2030. Esse processo participativo reflete o compromisso do movimento em envolver seus membros na definição de metas e diretrizes, com base em critérios específicos e debates do congresso.