..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

250 mil podem ficar sem água em Rio Branco com possível desabamento da ETA e governo decreta estado de emergência

250 mil podem ficar sem água em Rio Branco com possível desabamento da ETA e governo decreta estado de emergência

O governador Gladson Cameli declarou situação de emergência na área onde está localizada a captação de água da Estação de Tratamento - ETA, em Rio Branco, em razão do processo de erosão, informa a edição do Diário Oficial desta segunda-feira (7).

De acordo com a publicação, o período que se estende até a primeira quinzena de outubro são considerados os mais críticos no que diz respeito à escassez de chuvas na Amazônia sul ocidental.


Em meio a pandemia de covid-19, o comprometimento na captação, e consequentemente no tratamento e distribuição de água produzida pela Estação de Tratamento de Água acarretará problemas sérios à saúde pública pela falta de água potável para 63% da população da capital acreana usuária de sistema, perfazendo um total aproximadamente de 250 mil pessoas.

Um relatório técnico do Estado informa que o processo erosivo na encosta do rio Acre bem como o movimento de massa na área da captação de água da ETA vem acarretando sérios problemas em todas as estruturas físicas principalmente na lagoa de decantação, com a presença de fissuras, trincas, rachaduras, desabamento das passarelas de circulação, rompimento da estrutura do extravasor e sinais semelhantes na subestação de energia, gerando insegurança e comprometendo o seu regular funcionamento.

Há duas semanas, o governador Gladson Cameli assinou o termo de reversão do sistema de saneamento da capital para o Saerb.