..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

86% das dívidas contratuais do Acre são de empréstimos, diz Ministério da Fazenda

86% das dívidas contratuais do Acre são de empréstimos, diz Ministério da Fazenda

A Dívida Consolidada Líquida do Acre em 2022 registrou queda com relação ao ano anterior. No ano passado, a dívida ficou em 31%, contra 43%. As informações estão no Relatório de Gestão Fiscal – Estados e Distrito Federal, elaborado pelo Ministério da Fazenda e divulgados na última segunda-feira (27).

Ainda de acordo com o relatório, 46% da Dívida Consolidada Bruta do Acre são referentes a dívidas contratuais. Por sua vez, 86% delas são referentes a empréstimos. Outros 11% são reestabelecimento de dívidas dos estados e municípios e 3% são de renegociações.

Até é o 3º quadrimestre de 2022, o percentual com operações de créditos foi de 0,4%. O Ministério da Fazenda lembra que essas operações “se referem ao fluxo de ingresso do recurso ocorrido no período, e não necessariamente a assinatura do contrato”.

Quando o assunto é “Restos a Pagar”, esse percentual é de 9%. Isso inclui restos a pagar liquidados e não pagos do ano anterior, restos a pagar empenhados e restos a pagar do exercício em questão, no caso 2022.

Veja o relatório