Existe uma máxima no Acre de que "quando se encerra uma eleição já começa-se a se pensar na próxima", e as articulações já estão a todo vapor para a próxima eleição, o da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Acre.
Pelo menos três nomes surgiram para ocupar o cargo, o de Luiz Gonzaga (PSDB), atual Primeiro Secretário, o do atual líder do governo, Pedro Longo (PDT) e, correndo por fora, Luiz Tchê (PDT).
A reportagem do NH encontrou o deputado Tchê na Aleac, na manhã desta segunda-feira, 7. Em uma rápida conversa o parlamentar comentou sobre o atual cenário e confirmou que está na disputa para comandar a Casa do Povo.
Tchê disse que a Aleac precisa voltar a ser protagonista de sua história e que isso vai mudar a partir do momento em que ele assumir a presidência do parlamento.
"Qual foi a última vez que a Aleac foi protagonista? Foi na época do Edvaldo (Magalhães) com a Assembleia Aberta, depois disso só o Coral na gestão do Elson (Santiago) e o pre-enem gratuito com o Ney (Amorim). Isso é muito pouco, a Aleac tem que voltar a ser protagonista de sua história e isso vai mudar quando eu for presidente da Casa", disse Tchê, afirmando ainda que vem mantendo conversas com parlamentares reeleitos e os novos.