Os vereadores de Rio Branco discutem nesta sexta-feira, dia 04, durante audiência pública, o aumento supostamente abusivo nas contas de energia elétrica de todo o Acre. Para isso, os parlamentares convidaram os representantes de conselhos de consumidores, políticos e representantes da empresa Energisa Acre, que comercializa o serviço no estado.
O vereador João Marcos Luz (MDB), que propôs a reunião, destacou que os acreanos estão “diante de uma escuridão da informação”, e que “o povo do Acre está de mal-humor por não estar entendendo o que está acontecendo, e eé por isso que também foram convidados representantes do setor comercial”, pontuou.
O representante das associações de moradores da Capital, Oséias Silva, comentou que “a Energisa precisa esclarecer e ter sensibilidade de que a população carente do estado do Acre não pode pagar um preço alto. Desde que essa empresa inaugurou aqui no nosso estado, é a modalidade de assaltar o povo”, comentou.
Foram convidados para audiência instituições como o Ministério Público Federal no Acre (MPF); Ministério Público do Acre (MP/AC); PROCON; Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA); Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC); Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC); Conselho de Consumidores da Energisa Acre; Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE).
Os representantes do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), Defensoria Pública da União no Acre (DPU) e União das Associações de Moradores de Rio Branco (UMARB) também receberam informe para participarem das discussões que ocorrem na Câmara Municipal de Rio Branco, no 2º Distrito.