O pré-candidato a prefeito de Rio Branco e empresário, Jarbas Soster (Avante) disse que é necessário a elaboração de um plano de reabertura das atividades comerciais no Acre. Ele frisou que são mais de 100 dias de comércio fechado e não há uma certeza de quando as atividades serão retomadas.
“Faço um apelo aos nossos governantes, em especial ao governador Gladson Cameli e a prefeita Socorro Neri olhem para essas pessoas. Não é possível que não tenha um plano. Muitos países o retorno ao trabalho já voltou. No Brasil, a população não tem poupança”, disse ele.
Jarbas Soster não poupou críticas a Gladson e Socorro Neri. Disse que ambos estão com os salários assegurados no final do mês, enquanto centenas de camelôs e micro e pequenos empresários amargam prejuízos sem precedentes.
“Vocês estão com o salário garantido, estão recebendo diária quando viajam. Dificuldades para vocês não está havendo, mas para a população que não tem a quem recorrer, por decisões unilaterais. Tudo é muito novo sobre a Covid, o que se sabe é que as pessoas precisam voltar ao trabalho”, disparou.
Jarbas Soster acrescentou, ainda, que tem acompanhado a luta dos comerciantes da parte central de Rio Branco. Disse que as pessoas estão afitas, “precisando ganhar o pão de cada dia, querendo ganhar seu sustento”, e defendeu a reabertura gradual das atividades. “Eu defendo que essas pessoas voltem ao trabalho de forma controlada, com alguns critérios: uso de máscaras, de luvas, álcool em gel no estabelecimento para que essas pessoas voltem às suas atividades”.