Na manhã desta segunda-feira, 07, a Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC)realizou, a pedido do deputado estadual Adailton Cruz (PSB), uma Audiência Pública para debater a criação e implementação do Hospital Universitário do Acre. Cruz destacou a importância estratégica do debate realizado, e avaliou isso como um passo crucial para a efetivação do projeto.
"Este encontro não é somente uma discussão, mas um catalisador para a concretização do Hospital Universitário. Nossos planos vão além das palavras, buscamos recursos e ação imediata para que este hospital saia do papel e se torne uma instituição ativa, onde vidas serão salvas, empregos serão criados e a renda será gerada, especialmente para aqueles que mais necessitam."
O médico Osvaldo Leal, que estava no encontro, concordou com a iniciativa e destacou que a criação do Hospital Universitário, apesar de não ter saído do papel, está no Plano Plurianual 2016/2029 do Governo Federal, e que, além disso, o projeto se deu em cima de uma necessidade do estado em ter unidades de saúde que funcionem adequadamente para tratar pessoas doentes.
"As tratativas sobre a edificação do Hospital Universitário datam de 2013. Sua relevância transcende o campo da Saúde, visando oferecer à comunidade acreana mais uma opção de atendimento de qualidade no âmbito do Sistema Único de Saúde. Além disso, o hospital será um polo acadêmico, fomentando o ensino, pesquisa e extensão universitária, elevando ainda mais a competência dos envolvidos na área de saúde”, lembrou o médico.
O deputado Roberto Duarte (MDB) reconheceu a importância da iniciativa de Adailton Cruz, e enfatizou seu impacto abrangente: "A realização deste debate é de suma importância para a população do Acre. Ao compreendermos a relevância deste Hospital Universitário, notamos que seu valor se estende para além da Saúde, impulsionando também a economia do Estado. Devemos unir esforços com o governo federal para garantir esse compromisso, e saibam que contamos com nosso apoio nessa jornada."
O encerramento da Audiência Pública foi marcado pelo comprometimento do deputado Adailton Cruz, que assegurou que um relatório completo do encontro será encaminhado aos ministérios da Educação e Saúde, à Câmara Federal, e ao Governo do Acre. Ele enfatizou, ainda, a relevância da proposta de Edvaldo Magalhães em criar uma carta de defesa pela edificação do Hospital Universitário, assinada tanto pelo governador, quanto pelos líderes dos demais poderes estaduais.