A partir de requerimento apresentado pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB), o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, irão à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara prestar esclarecimentos sobre a apreensão de quase 40 quilos de cocaína em um dos aviões da comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
A droga foi encontrada pela polícia espanhola nas malas do sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Manoel da Silva Rodrigues, durante revista em pouso na cidade de Servilha, no último dia 26 de junho. O militar estava em uma aeronave reserva que daria apoio à comitiva do presidente, que viajava para o encontro do G20 no Japão.
De acordo com Perpétua Almeida, é fundamental saber como são realizados os procedimentos para a segurança dos voos presidenciais. “Temos interesse de saber os procedimentos adotados para a segurança da comitiva presidencial que permitiu este incidente internacional grave e vexatório”, diz a deputada.
A reunião da comissão da Câmara com a presença das duas autoridades acontece na próxima quarta-feira, 10, a partir das 9h30 (horário de Brasília).