A um ano e meio das eleições municipais, o superintendente do Ministério da Agricultura no Acre, advogado Luziel Carvalho, filiado ao Progressistas, partido do governador Gladson Cameli, anuncia empolgado que será candidato à prefeitura de Rio Branco.
Luziel está há três anos na chefia do Mapa, tempo suficiente para que ele construísse boas relações com importantes agricultores locais e com servidores da instituição que ele conduz. Também tem aparições positivas na imprensa local desde quando lutava pelas causas dos soldados da borracha.
A construção da candidatura do advogado ocorre, no momento, à revelia do Progressistas e do próprio governador Gladson Cameli, que não foi avisado formalmente por Luziel da candidatura.
"Não venho me movimentando em segredo ou na obscuridade, pelo contrário, estou agindo às claras e penso que dentro de uma democracia todo o cidadão tem o direito de buscar seus espaços. Não vejo necessidade de comunicar a ele justamente pelo fato de essa decisão já estar tomada e em pleno curso. Nossa possível candidatura atende a um anseio da população que clama por ter pessoas lhes representando que saibam de fato fazer a gestão pública com zelo, responsabilidade e transparência e isso nós já provamos ao longo desses 3 anos à frente do Ministério da Agricultura no Acre", diz.
Luziel Carvalho nega, mas nos bastidores políticos, entre governistas e até servidores do Mapa há comentários de que sua candidatura é um sinal de sua insatisfação com o governador Gladson Cameli.
"De forma nenhuma seria qualquer forma de insatisfação, pelo contrário, tenho muito respeito e transparência com a pessoa do governador, inclusive faço questão de mantê-lo informado sobre nossas ações. Sou leal a ele e serei até o dia que ele assim desejar", conclui Luziel feliz da vida ao dizer que está "extremamente surpreso" com a adesão ao seu nome.
À revelia de Gladson, Luziel Carvalho constrói pré-candidatura à prefeitura de Rio Branco pelo Progressistas
Luciano Tavares, do Notícias da Hora