A pesquisa A TRIBUNA/Data Control simulou quatro cenários diferentes de candidatos para as eleições ao governo do estado. No principal cenário da pesquisa estimulada, com todos os candidatos, o ex-prefeito Marcus Alexandre aparece nominalmente à frente do senador Alan Rick. Marcus tem 25,2%, Alan Rick, 20,2%, com Tião Bocalom em terceiro, com 16,6%.
Jorge Viana aparece na quarta posição, com 13, 8%; Mailza Assis, a seguir, com 6,6% e Nicolau Júnior, com 2,4%. Nesse cenário, 10% não votariam em
ninguém ou anulariam o voto e 5,2% não sabem.
Marcus Alexandre lidera os dois cenários em que aparece como opção para os eleitores. Na segunda lista de candidatos, sem Jorge Viana, Marcus Alexandre também lidera, com 31,4% das escolhas dos eleitores, ampliando um pouco a distância do senador Alan Rick, que tem 25,6%dos votos, também crescendo em relação à primeira simulação.
O prefeito Bocalom fica em terceiro lugar, com 18,4% dos votos, Mailza tem 7,2% e Nicolau Júnior, 3,2%. Nesse cenário, 8,8% dos eleitores votariam nulo ou não escolheriam nenhum desses e 5,4% não sabem.
Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos,78,2% dos eleitores não souberam apontar qual o postulante de sua preferência mostrando que há um caminho muito grande para que os candidatos possam evoluir em busca de conquistar apoio da população.
Nessa escolha espontânea, nenhum candidato se destaca.
A pesquisa ATribuna/ Data Control foi realizada entre os dias 14 e 15 de março, com 500 eleitores em rio Branco e tem margem de erro estimada em 5 pontos percentuais para mais ou para menos, em um intervalo de confiança de 95%.