O secretário de Estado de Educação Aberson Carvalho disse que a suspensão do contrato de R$ 61 milhões com a Teltex Tecnologia, empresa contratada para serviço de monitoramento eletrônico nas escolas do Acre, se deu em razão de erros encontrados em itens apresentados pela Teltex. A suspensão do contrato foi publicada nesta quinta-feira (3), no Diário Oficial do Estado.
“Então, suspendemos a adjudicação e o contrato, para adequações na fase licitatória. A administração pode e deve rever seus atos, quando compreender as vantagens à administração pública. O certame abriu novamente para as empresas adequarem suas planilhas e posterior adjudicação e homologação”, explicou Carvalho.
Ele disse, ainda, que “a necessidade de monitoração eletrônica nas unidades que compõem a SEE se faz necessária, visto que além de patrimônio a ser resguardado, temos que ter controle de fluxo, garantindo maior segurança a comunidade escolar”.
E completou: “o monitoramento complementa a vigilância armada, assim garantindo maior eficácia e controle de segurança”.
Em agosto deste ano, os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB) e Emerson Jarude (Novo) apontaram superfaturamento no contrato em mais de 600%. De acordo com Aberson Carvalho, o erro no valor de itens do edital provocou essa dissonância no preço final.