A cidade de Rio Branco, bem todo a regional do Baixo Acre e Perus, foi classificada na cor amarela, com nota final 10 para a terceira etapa do Plano Acre Sem Covid. Com isso, outras áreas comerciais poderão ser liberadas pelo governo acreano para o funcionamento.
A regional do Alto Acre, que engloba as cidades de fronteira com a Bolívia e Peru também foi classificada na bandeira amarela, com nota 9. O mesmo ocorreu com a regional Juruá/Tarauacá/Envira, que engloba a segunda maior cidade do Acre, que é Cruzeiro do Sul. A nota foi 8.
Atualmente, o Acre vive o melhor momento desde o início da pandemia no estado. Isso porque a ocupação de leitos e ainda o número de mortes se apresentam em queda. A médica Karolina Sabino, coordenadora Comitê de Enfrentamento da Covid-19, alertou que a população, mesmo com a reclassificação, precisa manter os cuidados.
“Nós estamos andando pela cidade e vemos muitas pessoas sem máscaras, muitas pessoas não respeitando o isolamento social. Nós fomos classificados em bandeira amarela, e isso significa que o nosso esforço está dando certo. Mas é importante lembrar que esse esforço pode ser colocado a perder”, comentou.
Diante da situação da pandemia, ainda pela manhã, nesta quarta-feira, dia 05, o governador Gladson Cameli anunciou que o Acre receberá as vacinas contra a Covid-19m simultâneo aos demais estados do país, por meio de logística própria do Ministério da Saúde.
A medica explica que antes disse, não será possível baixar a guarda. “Nós só estaremos tranquilos quando houver a imunização, e isso ainda não é uma realidade”, comentou o Sabino ao reforçar a necessidade de higienização das pessoas e de respeito aos decretos e resoluções do governo.