..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

POLÍTICA

Acre decreta situação de emergência na saúde por conta de superlotação de hospitais e má qualidade do ar

Acre decreta situação de emergência na saúde por conta de superlotação de hospitais e má qualidade do ar

O Diário Oficial do Acre publicou, nesta terça-feira, dia 19, um decreto que declara situação de emergência na Saúde do Acre, em razão do alto número de internações e superlotação das unidades de saúde em todos os municípios. Além disso, a má qualidade do ar é outro forte argumento utilizado pelo governo acreano.

Segundo o decreto, assinado pelo governador do Acre, Gladson Cameli, os relatórios técnicos da Secretaria de Saúde apontam “detalhadamente a situação de extrema criticidade que o Estado do Acre vem passando com relação à qualidade do ar, seca e estiagem, assim como enfatizam a necessidade de tomada de decisões emergentes com o objetivo de evitar aumento na morbimortalidade da população, principalmente da parte que compõe o grupo de risco”, frisa.

E os números sugerem que a situação vai piorar. A situação do calor, em todo o país, está crítica: previsões mostram que uma nova onda pode aumentar as temperaturas no Acre em até 10 graus, ou seja, médias maiores que nos últimos anos. No estado, em específicos, as previsões também alertam para alto risco de temporais acompanhados de ventos fortes.